Top Ad unit 728 × 90


Últimas Notícias

DESTAQUES

Mulheres da zona rural contribuem para o desenvolvimento local no Cariri


O projeto “Semeando Cidadania no Semiárido Paraibano”, desenvolvido pela Cunhã Coletivo Feminista no Cariri da Paraíba, tem potencializado a cidadania das mulheres rurais para que elas incidam em espaços de controle social para a garantia de direitos e o acesso às políticas e serviços sociais básicos, promovendo melhorias na qualidade de vida destas comunidades.

Nesta ação as mulheres são fortalecidas como sujeitos políticos, que têm poder de promover mudanças nas comunidades onde vivem e produzem. Desde que o projeto foi implantado, em janeiro de 2015, as mulheres participam de formações e espaços de aperfeiçoamento das suas capacidades técnicas, que dialogam com uma convivência baseadas nos princípios da justiça socioambiental na região, considerando as pessoas e o ambiente em que vivem, a partir de uma lógica não exploratória e que considere as mulheres, suas famílias e comunidades como centrais para o desenvolvimento local.

Dentro da ação específica do projeto, que conta com apoio do Oi Futuro, depois da formação sócio-organizativa, ambiental e política, foram feitos planos de ações para a melhoria de questões especificas nas comunidades envolvidas. A partir de outubro, os grupos produtivos de mulheres partem para a execução dos planos comunitários construídos coletivamente entre as mulheres, associações, escolas e outros sujeitos locais. Como por exemplo, a articulação e construção de um plano para a aquisição da sede do grupo ArtePesca, do município de Sumé, junto ao poder público, ou ainda a construção da passagem molhada na comunidade de Santa Rita e o poço para retirada de água na comunidade de Laginha, ambas no município do Congo.

Cunhã Coletivo Feminista

A organização – A Cunhã Coletivo Feminista é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba, região Nordeste do Brasil, fundada em 1990. Tem como missão promover a igualdade de gênero, tendo como referências os direitos humanos, o feminismo, a justiça social e a democracia. Tem atuação consolidada em ações de advocacy, estratégias de comunicação e educação política feminista para a intervenção em políticas públicas voltadas para as mulheres. A Cunhã atua há mais de dez anos junto às mulheres rurais do Cariri na perspectiva de criar espaços de diálogo e estratégias de enfrentamento às desigualdades nas relações de gênero e no enfrentamento à pobreza. A ação inicial teve como foco o incentivo à organização social e política das mulheres, priorizando sua auto-organização e autonomia econômica, uma vez que as “poucas” iniciativas existentes eram dispersas e não enfrentavam efetivamente o machismo e outras desigualdades.



Mulheres da zona rural contribuem para o desenvolvimento local no Cariri Reviewed by OPIPOCO MONTEIRO on terça-feira, novembro 03, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados O Pipoco © 2010 - 2015
Powered By xHtml5 and BootStrap 3, Customizado e Otimizado por Siguemir R. Bezerra

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.