Top Ad unit 728 × 90


Últimas Notícias

DESTAQUES

ONU estuda pedido mundial para descriminalizar maconha


RIO - Após o billionário Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, divulgar, nesta segunda-feira, que a ONU vai pedir aos governos de todo o mundo para descriminalizar o consumo e o porte de todas as drogas, as Nações Unidas alegaram que a medida ainda está em estudo. O documento vazado pelo empresário, que é membro da Comissão Global para a Política sobre Drogas, não é oficial e ainda será analisado por outros especialistas, segundo declaração do porta-voz do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês).

"O documento (...), que destina-se à divulgação e à discussão do tema em uma conferência em Kuala Lumpur, não é nem um documento final, nem formal do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, e não pode ser entendido como uma política do UNODC", afirma a nota oficial.

O Escritório ressalta, porém, que "continua comprometido com a abordagem equilibrada que, em particular, promove alternativas ao encarceramento, de acordo com os padrões internacionais de direitos humanos".

O documento está sendo preparado para uma conferência internacional de redução de danos em Kuala Lumpur, no próximo mês. Segundo informações obtidas pela "BBC", o relatório foi elaborado pela diretora da seção de HIV/Aids do UNODC em Viena, Monica Beg, que ofereceu um ponto de vista profissional sobre o assunto. O Escritório alega que não "voltou atrás" na divulgação do relatório, pois ele ainda não foi sancionado pela ONU como um parecer formal e concluído.

O burburinho começou com o vazamento da existência do documento, relatado no blog do empresário Richard Branson, ativista da causa e membro da Comissão Global de Política sobre Drogas. Ele afirmou que o relatório seria oficial e que já teria sido enviado a veículos de comunicação do mundo inteiro. O documento estaria embargado, com o objetivo de ser publicado simultaneamente pelos veículos.

Branson explicou em seu texto que decidiu "furar o embargo" por temer que a pressão política internacional sobre o UNODC levasse o órgão a voltar atrás em sua posição no último momento. Segundo ele, o documento já deveria ter sido lançado numa conferência internacional na Malásia, neste domingo.

"Enquanto escrevo, fico sabendo que ao menos um governo está pressionando o UNODC. Vamos torcer para a UNODC, uma organização global que é parte da ONU e que deve fazer o que é certo para as pessoas no mundo, não volte atrás no último momento possível e se curve à pressão", escreveu Branson, que é fundador do grupo "Virgin".

"Tratar o consumo de drogas para fins não médicos e posse para consumo pessoal como infracções penais tem contribuído para problemas de saúde pública e induzido consequências negativas para a segurança e os direitos humanos", afirma o documento.

ONU estuda pedido mundial para descriminalizar maconha Reviewed by OPIPOCO MONTEIRO on segunda-feira, outubro 19, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados O Pipoco © 2010 - 2015
Powered By xHtml5 and BootStrap 3, Customizado e Otimizado por Siguemir R. Bezerra

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.